Conquista para Guararema: projeto de lei que classifica cidade como interesse turístico é aprovado

Deputado André do Prado foi o autor do projeto que iniciou os tramites na Assembleia Legislativa para ser detentora do título. Agora, o texto segue para sanção do governador Geraldo Alckmin

Foi aprovado no plenário da Assembleia Legislativa, o projeto 305/2017, que classifica seis municípios, entre eles Guararema, como de Interesse Turístico.  Agora, o texto seguirá para a sanção do governador Geraldo Alckmin, que deverá se manifestar em 15 dias úteis. Até agora, a Casa de Leis aprovou 20 cidades como de Interesse Turístico.

O deputado André do Prado foi o autor do projeto de Lei que iniciou os tramites para que o município pudesse pleitear o título junto ao Governo do Estado. Para ele, Guararema estar entre os municípios de Interesse Turístico é o reconhecimento da vocação da cidade. “Foram vários anos se preparando para ser uma cidade turística, para que pudesse receber seus visitantes para conhecer as belezas naturais e outros pontos de visitação da cidade. Foram vários investimentos feitos  em infraestrutura e nos atrativos, que são os diferenciais da cidade. Quando fui vereador em 1997, trabalhei para que a cidade se transformasse em uma Estância Turística, mas quis o destino que 20 anos depois, eu como deputado estadual tivesse a oportunidade de apresentar o projeto e conseguir aprová-lo. É um dia que justo e merecido reconhecimento à cidade”, argumenta.

Deputado André do Prado defendeu a aprovação do projeto no plenário.

Deputado André do Prado defendeu a aprovação do projeto no plenário.

Por mês, Guararema recebe entre 12 a 16 mil turistas que vão a cidade para conhecer a Pedra Montada; o bairro de Luis Carlos e fazer o passeio de Maria Fumaça até o centro da cidade; assistir filmes no cinema; a Ilha Grande; o Parque de Lazer “Profa Deoclésia de Almeida Melo, onde fica o Centro Artesanal; participar do Festival de Cinema e Meio Ambiente; as decorações natalinas do projeto Cidade Natal; visitar as Igrejas de Nossa Senhora da Escada e de São Longuinho, o único do Brasil, entre outros.

Cabe ressaltar que, somente em dezembro quando acontece o projeto “Cidade Natal”, Guararema já registrou a passagem de 500 mil turistas.

Após a sanção do PL pelo governador Geraldo Alckmin, Guararema terá acesso ao Fundo de Melhoria dos Municípios Turísticos, que propiciará a cidade a receber recursos para investir em infraestrutura e melhorar e/ou manter os pontos de visitação.

Presente a sessão na Assembleia Legislativa, o prefeito Adriano Leite agradeceu o empenho e a dedicação do deputado André do Prado. “Este título é o reconhecimento de um grande trabalho, que teve início anos atrás e que culminou nesta conquista. A cidade se preparou e trabalhou para que se tornasse um local de visitação importante para o Alto Tietê. É uma grande conquista para o município”, comentou.

Para conseguir se tornar de Interesse Turístico, o município atendeu a todos os requisitos estabelecidos pela Lei 1.261 de abril de 2015 estabelece condições e requisitos específicos para a classificação de Estâncias e de Municípios de Interesse Turístico, como: a elaboração de um Plano Diretor de Turismo, a ativação do Conselho de Turismo, levantamento dos potenciais de visitação da cidade, entre outros.

Para o deputado André do Prado, o turismo é a grande área da economia de movimentará Guararema. “É um setor que vem crescendo, sobremaneira, e não tenho dúvidas que a cidade será muito beneficiada com este título, sendo divulgada em todo o Estado”, finalizou.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.