Demandas do Alto Tietê são tratadas em reunião agendada pelo deputado André do Prado no DAEE

Em reunião agendada pelo líder do Partido da República na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado André do Prado, com o superintendente do Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE, Ricardo Borsari, dois assuntos prioritários para os municípios do Alto Tietê foram tratados: a compensação financeira para as cidades que produzem água e a realização de estudos na Bacia do Rio Guararema, visando o planejamento de ações que acabem com as enchentes que afetam os moradores do Bairro: Nogueira, localizado na cidade de Guararema.

O encontro, realizado na manhã desta terça-feira, dia 24 de maio, contou com a presença da secretária municipal de Meio Ambiente, de Guararema, Solange Wuo, que apresentou os dados técnicos que comprovam a necessidade premente de ações do órgão estadual para que essas questões sejam resolvidas.

Segundo o deputado estadual André do Prado, as duas questões tratadas hoje integram uma árdua luta que vem sendo travada por ele, pelos prefeitos do Alto Tietê e pelo deputado federal Marcio Alvino, que é o coordenador da Frente Parlamentar Federal Mista dos Municípios Produtores de Água, composta por 289 deputados federais e 11 senadores.

“É preciso compensar o prejuízo que os municípios produtores de água sofrem por precisarem preservar as nascentes dos rios. Água é um bem cujo valor é incalculável. No Alto Tietê, duas cidades: Biritiba Mirim e Salesópolis, principalmente, respondem pela produção da água consumida em grande parte da Região Metropolitana de São Paulo e, por este motivo, não podem deixar de receber uma compensação por tamanha importância”, comenta o deputado André do Prado.

Atualmente, existe uma injustiça na indenização recebida pelos municípios que produzem água, mesmo com o acesso aos valores depositados no FEHIDRO – Fundo Estadual de Recursos Hídricos.

ENCHENTES DO NOGUEIRA:   

As enchentes ocorridas no bairro do Nogueira, em Guararema, também foi tema da reunião com o superintendente do DAEE – Departamento de Águas e Energia Elétrica, Ricardo Borsari.

O deputado estadual André do Prado e o prefeito Adriano de Toledo Leite estão empenhados, desde o início deste ano, na busca por uma solução para os problemas que têm afetado a vida dos guararemenses. As equipes técnicas da prefeitura e do órgão estadual já estão trabalhando juntas para estudar a Bacia do Rio Guararema, que nasce em Mogi das Cruzes, e buscar mecanismos de evitem as enchentes.

“Essa é uma questão que sempre teve a especial atenção do deputado André do Prado e minha. Estamos travando uma árdua luta junto aos órgãos estaduais, especialmente ao DAEE, para que possamos, em curto espaço de tempo, resolver os problemas causados aos guararemenses pelas enchentes do Rio Guararema, no bairro do Nogueira”, finalizou o prefeito Adriano de Toledo Leite.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.