Deputado André do Prado apresenta projeto de Lei para tornar Biritiba Mirim “Município de Interesse Turístico”

O deputado estadual André do Prado, líder do PR, protocolou na Assembleia Legislativa o projeto de Lei 470/2015, que classifica Biritiba Mirim, como município de interesse turístico.  O documento foi apresentado após o Legislativo aprovar Projeto de Lei Complementar (PLC) 32 de 2012, que estabelece uma série de pré-requisitos para receber a classificação como Estância Turística ou de Interesse Turístico. O PLC, que segue para a sanção do governador Geraldo Alckmin, contou com a coautoria do deputado André do Prado.

Um dos critérios do PLC estabelece como fundamental para o município obter a classificação é possuir destino turístico consolidado com atrativos e pontos expressivos de visitação, que gerem um fluxo intenso de visita e estada permanente na cidade. Segundo o parlamentar, a cidade de Biritiba Mirim preenche todos os requisitos necessários para ter seu potencial turístico desenvolvido e, consequentemente, ser beneficiada com os recursos estaduais de incentivo ao turismo, que, por sua vez, contribuirão de forma vital para o progresso do comércio e das atividades da cidade, inclusive com a geração de empregos e impostos.

Medida possibilitará o repasse de recursos para empregar em obras de melhorias e modernização dos atrativos e de infraestrutura da cidade

Medida possibilitará o repasse de recursos para empregar em obras de melhorias e modernização dos atrativos e de infraestrutura da cidade

“A classificação de Biritiba como Município de Interesse Turístico autoriza a cidade a receber recursos oriundos do Fundo de Melhoria dos Municípios Turísticos-FMMT, ou seja, mais recursos a serem empregados em obras de melhorias e modernização dos atrativos e de infraestrutura da cidade. Esta será uma bandeira que vou batalhar na Assembleia Legislativa para que Biritiba seja classificada como de Interesse Turístico. Será um ganho muito grande para a população e a cidade se tornará ainda mais conhecida no Estado, atraindo mais visitantes e, consequentemente, incrementando a economia local”, destacou.

Desde que o Projeto de Lei que beneficiará Biritiba Mirim foi apresentado pelo deputado André do Prado, o prefeito Carlos Alberto Taino Júnior, o Inho, está preparando a documentação que necessita ser apresentada junto aos órgãos públicos para que o município seja declarado de Interesse Turístico e comece a receber os benefícios que essa denominação traz.

“Quem conhece Biritiba Mirim tem a certeza de que a cidade tem todos os requisitos para agradar os visitantes. Com a classificação como Município de Interesse Turístico, o Governo poderá investir ainda mais e, consequentemente, o progresso é algo que bate à porta da população biritibana”, conclui o deputado André do Prado.

ATRATIVOS TURÍSTICOS:

A cidade de Biritiba Mirim pertenceu ao município de Mogi das Cruzes até 1963 e explorado por muitos anos por sertanistas e bandeirantes, principalmente por causa do fato de ser abundantemente servida pelas águas do rio Tietê.

Segundo a tradição, os viajantes bandeirantes tinham o costume de fincar cruzes na terra ao longo dos caminhos por onde passavam. Foi deste costume que surgiu a estrada de Santa Catarina, que margeia o rio Tietê, onde foi construída a capela de Santa Catarina, a mais antiga da região e que se transformou num importante ponto turístico da cidade.

A Capela de São Benedito é outro lugar exuberante que merece a atenção dos turistas, afinal, foi ao redor dela que Biritiba nasceu.

Não é apenas de atrativos religiosos que a pequena Biritiba Mirim é dotada. Possui encantos naturais e características interioranas que garantem a tranquilidade das cidades do interior a poucos quilômetros da capital paulista, com excelente localização e vias de acesso, além de infraestrutura hoteleira, de saúde e urbana que garantem total tranquilidade e diversão aos visitantes.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.