31 jan Deputado André do Prado e prefeito de Eldorado buscam no DERSA ajuda para balsa do bairro Batatal
Com a finalidade de tratar sobre a balsa que atende os moradores dos bairros rurais de Batatal e Pedro Cubas, de Eldorado, o deputado André do Prado, ao lado do prefeito do município, Durval Adélio de Morais – Vadico, esteve com o diretor presidente do Desenvolvimento Rodoviário S/A – DERSA, Laurence Casagrande Lourenço em uma reunião em São Paulo. O chefe de gabinete de Eldorado, Geraldo Benedito Moraes, e o líder comunitário do bairro Batatal, Nelson Soares de Almeida, também participaram do encontro.
A travessia por embarcação é o único acesso dos dois moradores dos bairros ao centro da cidade, além disso, é o único meio para fazer o escoamento da produção de bananas e palmitos. A balsa faz a travessia de 120 metros de um lado a outro do rio e é operada desde 1966.
Para o deputado André do Prado é fundamental a ajuda do Governo do Estado possa fazer este investimento primordial para população. “A embarcação existente é antiga e não oferece total segurança aos usuários. É uma grande preocupação uma vez que é o único acesso dos moradores para o centro da cidade. Precisamos, urgentemente, de uma solução para garantir a travessia segura”, argumentou.
O prefeito Vadico ressaltou que a balsa tem sua estrutura comprometida pelo desgaste proveniente de seu uso contínuo, por isso, a Marinha interditou a embarcação e cobrou a instalação de alguns itens que precisam ser colocado para voltar a operar. “Estamos trabalhando para solucionar a questão, para dar total atendimento aos munícipes com segurança e conforto”, argumentou.
O diretor presidente do DERSA, Laurence Casagrande Lourenço, orientou o prefeito e os assessores sobre a rigorosa avaliação que precisa ser feita à balsa para verificar se compensa ou não a reforma da embarcação existente ou a compra de uma nova. “É fundamental a avaliação de um engenheiro naval a fim de que possa dar todas as informações técnicas necessárias para uma avaliação mais profunda”, comentou.
Laurence Lourenço ressaltou que, infelizmente, a empresa não pode ajudar, uma vez que não é responsável pela travessia. No entanto, ele mencionou alguns casos de municípios com a mesma característica e que gerenciam travessias por balsas do Estado a fim de ajudar a solucionar o problema da embarcação de Eldorado.
O deputado André do Prado aproveitou a oportunidade para enfatizar que encaminhará a situação a Secretaria da Casa Civil do Estado a fim de buscar uma ajuda para esta questão. “Nós precisamos, com urgência, resolver esta situação porque é fundamental garantir total segurança a todos que precisam se deslocar até o centro de Eldorado”, finalizou.
Sorry, the comment form is closed at this time.