Deputado André do Prado e prefeito de Salesópolis se reúnem com governador Alckmin em busca de investimentos para o Município

CABECALHO

O parlamentar acompanhou o prefeito Rafael em audiência com Geraldo Alckmin para resolver impasses que afetam a população de Salesópolis

O deputado estadual André do Prado (PR) esteve nesta sexta-feira (30) acompanhado do Prefeito de Salesópolis, Benedito Rafael da Silva, (PR), e do Vice Prefeito, Vanderlon Oliveira, em audiência no gabinete do governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB), em busca de soluções para o município na área de Saúde, cuja dívida da Administração anterior tem impedido que novos recursos e investimentos sejam empenhados em prol da cidade. Também foram tratadas sobre as questões ambientais de Salesópolis, como a regularização de loteamentos em áreas de mananciais e a elaboração da Lei Específica do Alto Tietê Cabeceiras.

De acordo com o prefeito Rafael, o município de Salesópolis encontra sérias dificuldades em receber recursos financeiros na área da saúde, devido a problemas na prestação de contas de 2011 e 2012. O prefeito informa que as contas são da administração passada, que já havia solicitado parcelamento da dívida, mas, lamentavelmente não foi honrado o compromisso assumido. Ele informou ao governador que recebeu um parecer da DRS 1, órgão da Secretaria de Estado da Saúde responsável por coordenar e promover atividades da pasta no âmbito regional, que o débito impede, do ponto de vista legal e administrativo, o recebimento de todo e qualquer investimento.

O governador Geraldo Alckmin, sensível a situação enfrentada pelo município, deu o autorizo para o parcelamento da dívida em 36 meses. Segundo ele, com essa medida, Salesópolis poderá retomar linhas de crédito e passará a receber recursos e investimentos, como por exemplo, a liberação de R$ 2 milhões para a construção de um anexo onde funcionará o Pronto-Atendimento (PA) da Santa Casa de Salesópolis já previstos, cujo convênio já havia sido anunciado pelo governador, mas, devido ao débito existente, os recursos não puderam ser empenhados.

André do Prado, que é coordenador da Frente Parlamentar em Apoio aos Municípios do Alto Tietê, afirmou que vêm realizando inúmeras gestões junto a Secretaria de Estado da Saúde, para que investimentos estaduais possam ser liberados para a saúde de Salesópolis, mas, diante da situação enfrentada, qualquer intermediação junto ao governo do Estado para obtenção de recursos, encontrava resistência jurídica. “Estávamos em busca de uma resolutividade para o caso, pois, quitando esse débito, o município poderá voltar a receber investimentos e oferecer melhores condições de atendimento na área da saúde, como a população merece. Estamos todos muito satisfeitos com esse novo acordo”, esclarece.

André do Prado destaca também a importância dessa audiência com o governador Geraldo Alckmin. Ele afirma ainda que realizará, ao lado do prefeito Rafael, todo o esforço necessário para que o município consiga retomar os investimentos na saúde. “Uma vez que o prefeito consiga pagar essa dívida, automaticamente, voltará a receber nossas emendas e os recursos do Estado. Ao receber o prefeito Rafael em seu gabinete, atendendo ao nosso pedido, o governador Alckmin sinalizou sua preocupação em resolver a situação do município e priorizar os investimentos necessários”, declarou André do Prado.

No encontro com o governador, o deputado André do Prado e o prefeito Rafael solicitaram ao governador Alckmin apoio quanto à elaboração da Lei Específica da Área de Proteção e Recuperação dos Mananciais do Sistema Produtor Alto Tietê, permitindo, por exemplo, definição de regras para a regularização de loteamentos em áreas de mananciais. O processo de confecção da minuta que tangencia sobre a política de mananciais espera aprovação do Conselho de Recursos Hídricos e do Conselho Estadual do Meio Ambiente, ambos órgãos estaduais, para que seja encaminhada à Casa Civil e à Alesp. O governador declarou que pedirá aos órgãos envolvidos celeridade para a elaboração da lei, como também participação nas audiências a fim de que sejam avaliadas as providências necessárias.

André do Prado e o prefeito de Salesópolis também solicitaram recursos de R$ 1,5 milhão para recuperação emergencial da travessia do aterrado, junto à represa de Salesópolis. Segundo Rafael, a passagem de água rompeu em dezembro de 2012, fazendo com que o deslocamento de cerca de 2 mil pessoas dos bairros Aparecida, Arrepiado, Pinheirinho, Aterrado e Pedra Branca fiquem isolados.

Diante dessa argumentação, o governador pediu a Casa Militar prioridade na avaliação do projeto apresentado pela Prefeitura Municipal para dar andamento à execução da obra. “A Casa Militar está estudando o projeto, pois o valor para realizar a obra teve um aumento, com isso, precisa passar por uma avaliação técnica para que os recursos sejam liberados”, garantiu Alckmin.

O deputado André do Prado agradeceu ao governador Alckmin pela realização da audiência e por estar sensível as demandas apresentadas pelo prefeito Rafael, argumentando que Salesópolis é uma cidade pequena, mas que enfrenta uma série de dificuldades, em especial, nas áreas da saúde e ambiental. “Viemos conversar com o governador e pedir o seu apoio para resolver ações relevantes, que assinalam o progresso do Município de Salesópolis. Precisamos dessa parceria com o governo do Estado, que se comprometeu em executar obras importantes e facilitar a resolver essa pendência na área da saúde, impedindo o recebimento de recursos para melhorar a infraestrutura e atendimento da Santa Casa”, concluiu André do Prado.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.