Deputado André do Prado e prefeito Marcio Alvino assinam convênio para implantação da Atividade Delegada em Guararema

PREF. MARCIO, CEL. MEIRA, DEP. ANDRÉ, 1°TEN. ROGERIO, PRES. CAMARA E EDSON

A assinatura garantiu a implantação do programa no município. Expectativa é ampliar a segurança pública na cidade

O deputado estadual André do Prado (PR) esteve na tarde desta quarta-feira (16), no Palácio dos Bandeirantes, acompanhando o prefeito de Guararema, Marcio Alvino (PR), e o presidente da Câmara dos Vereadores, Eduardo Maia da Silva, o Gonda, na assinatura do convênio que autoriza a implantação da Operação Delegada no município. A cerimônia contou com a presença do governador Geraldo Alckmin (PSDB) e demais autoridades estaduais. Com a adesão ao programa, Guararema passa a integrar o grupo de municípios do Alto Tietê que já possuem a operação delegada, seguida de Mogi das Cruzes, Biritiba Mirim e Poá.

O prefeito Marcio avalia que a assinatura da operação delegada será fundamental para garantir ao município aumento do efetivo policial na área central de Guararema, onde há maior concentração de pessoas e comércios. O prefeito destaca ainda a importância do policiamento no período de festas de fim de ano, período que cidade recebe um grande número de turistas para conhecer a Cidade Natal. “Guararema recebe muitos turistas e esse número aumenta no final de ano, devido às programações natalinas. A chegada desses policiais permitirá que o nosso planejamento em segurança pública seja ampliado e a população se sinta mais segura”, aponta.

Para o deputado André do Prado, a atividade delegada contribuirá com o aumento da sensação de segurança em Guararema. Ele afirma que embora os índices de violência na cidade sejam muito baixos, a população prefere a presença da PM nas ruas. “A finalidade do programa é permitir a utilização de policiais em dias de folga no policiamento ostensivo e no apoio às atividades de responsabilidade das prefeituras. Trata-se de um salto importante visando o aumento da segurança e também aliar às expectativas do município no trabalho de combate a criminalidade”, destaca.

Já o presidente do Legislativo guararemense, também enalteceu a iniciativa para somar às ações de segurança pública na cidade. De acordo com Gonda, os policiais militares de Guararema poderão, em seus dias de folga, trabalhar para a prefeitura da cidade. “Mais segurança aos guararemenses, sem dúvida, um programa muito importante”.

O secretário municipal de defesa social, Edson Roberto Pinto de Moraes comentou a assinatura do convênio. Na opinião do secretário, o incremento no policiamento será muito importante para o município, pois garantirá a ampliação da cobertura policial no centro da cidade e na região norte, próximo à Rodovia Presidente Dutra, que apresenta vulnerabilidade. “Atualmente Guararema conta com 4 policiais para cobrir uma área de 271 km². Nossa expectativa é colocar mais 8 policiais militares, somando 12 PM’s em nosso quadro. Com isso será possível implantar a operação no centro do município, garantindo segurança no comércio, nos bairros do entorno e também para o turista que visita a cidade no final de ano”, comemorou.

Para a Atividade Delegada ser implantada é preciso que o município apresente um plano de trabalho à Secretaria de Segurança Pública (SSP) e ao comando da Polícia Militar da região, aliado a um projeto de acordo às suas necessidades. O governo dá o autorizo para que os policiais militares lotados na região executem o serviço nos períodos de folga. O regulamento da PM obriga a quem esteve no exercício de suas funções por 12 horas, que folgue, no mínimo, duas vezes o tempo de horas trabalhadas. Dessa forma, ele poderá atuar na operação delegada de 6h às 8h/ dia e até 80h/mês. Não poderá haver emenda à escala normal de serviço.

Na tarde desta quarta-feira, além de Guararema, a prefeitura de Biritiba Mirim também formalizou adesão ao programa. Iniciado em dezembro de 2009, foi primeiramente implantado na capital paulista, e em 2011, em Mogi das Cruzes. Em junho deste ano, a prefeitura de Poá também assinou convênio.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.