24 out Deputado André do Prado e vereador de Suzano pedem à FDE reforma de escolas de Suzano
A reforma de escolas estaduais em Suzano foi o assunto tratado pelo deputado estadual André do Prado durante reunião com o presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), João Cury Neto, nesta terça-feira (24), na capital. O caso mais emblemático é do colégio Comandante Jacques Yves Custeau, localizado no Miguel Badra Baixo, que tem 1,8 mil alunos, e precisa de adequações e melhorias na conservação. O vereador Marco Antonio dos Santos (Maizena), acompanhado pelos assessores da Prefeitura, Alex Santos, André Chiang e Ivo Resec acompanharam a reunião.
O parlamentar visitou a unidade escolar em passagem pela cidade no dia 13 de setembro. Na ocasião, a professora Vera Lúcia Miranda, dirigente regional de Suzano, pediu a intermediação dele na solicitação por melhorias. “Pudemos ver o quanto a escola precisa de melhorias. A reforma é necessária para estimular o interesse dos alunos a estudarem e deixar o prédio adaptado e seguro para o desenvolvimento das atividades. É uma das maiores escolas da região, então, nós devemos lutar para que o bairro receba um equipamento reformado e adaptado”, comentou.
Ao todo, 1,8 estudantes (do 5º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, além de inscritos no programa de educação de jovens e adultos | EJA) têm aulas na unidade. Por estar numa região de divisa com Itaquaquecetuba, uma parcela deles vem da cidade vizinha.
Entre as obras solicitadas estão a reforma da cobertura, colocação de gradis e reparos na área do elevador (esta já tem orçamento destinado, mas aguarda liberação). Os problemas de conservação são os mais evidentes. Fortes chuvas destruíram parte do telhado.
Durante o encontro foram pedidas intervenções também nas escolas estaduais Profº Antonio Brasilio da Fonseca (reforma da cobertura e reforma da quadra para que seja coberta), também no Badra, Comendador Brasílio Machado Neto (reformas elétricas, colocação de piso, reforma dos sanitários e instalação de bebedouros para os alunos), no Sesc, e Profº David Jorge Curi, no Boa Vista (reforma elétrica e na cobertura).
“As melhorias físicas refletem também em melhoria no dia a dia dos alunos porque eles terão mais condições e tranquilidade para estudar numa escola mais adequada e equipada e os professores vão poder ensinar com mais segurança. O deputado André do Prado percebeu a dificuldade que aquela comunidade escolar enfrenta e o impacto que aqueles alunos podem ter no aprendizado caso as condições não melhorem”, disse o prefeito Rodrigo Ashiuchi.
O presidente da FDE informou que os técnicos do órgão vão verificar as demandas. No caso da escola Jacques Custeau, uma equipe já vistoriou o local e fará o orçamento das obras.
Sorry, the comment form is closed at this time.