Deputado André do Prado e vereadora Cristina Reale, vão à Secretaria do Trabalho em busca de incentivos para o município de Olímpia

cabeçalho

Em reunião com o secretário Tadeu Morais, município de Olímpia poderá aumentar oferta de emprego e renda

O deputado estadual André do Prado (PR) e a vereadora de Olímpia, Cristina Reale, estiveram reunidos na Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho, na manhã desta terça-feira (4) com o secretário Tadeu Morais à busca de investimentos para a geração de emprego e renda no município. A vereadora Cristina Reale protocolou pedido de vagas para a implementação do Programa Frente de Trabalho, e do Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ), visando o atendimento de desempregados e oferta de cursos profissionalizantes e captação profissional e reinserção de pessoas ao mercado de trabalho. O secretário adjunto, Eufrozino Pereira, também participou da reunião.

O Programa Frente de Trabalho, pleiteado pela vereadora Cristina, proporciona qualificação profissional e renda para cidadãos que estão desempregados e em situação de vulnerabilidade social. O projeto visa inserir o trabalhador em atividades como limpeza, conservação e manutenção de órgãos públicos estaduais e municipais. O bolsista permanece no programa por até nove meses, com jornada de atividades de até seis horas diárias, quatro dias por semana. No quinto dia, ele faz um curso de qualificação profissional ou alfabetização e recebe remuneração.

A expectativa da vereadora na reunião desta terça-feira foi, sobretudo, pela implantação do Programa Estadual de Qualificação Profissional, para que ocorra a ampliação da oferta de emprego e renda dos moradores de Olímpia em situação de vulnerabilidade social. O Programa tem como objetivo qualificar o aluno para aumentar suas chances de inserção no mercado de trabalho. É voltado, prioritariamente, para quem está desempregado, entre 30 e 59 anos e que não concluiu o ensino fundamental. “Esse é um dos programas de geração de renda mais importantes atualmente, pois atua no fortalecimento da pessoa e da família, cujos resultados vão além da colocação profissional, mas do reestabelecimento da dignidade desses homens e mulheres. Essa é a faixa populacional que tem maior dificuldade em encontrar um emprego” disse a vereadora. Segundo ela é preciso oferecer cada vez mais ofertas de emprego e, sobretudo, capacitação profissional e cursos profissionalizantes para a população em situação de vulnerabilidade.

Para o deputado André do Prado a oferta de programas como o Frente de Trabalho poderá ser somado aos programas já desenvolvidos no município. Ele entende como prioritário esses investimentos, pois, assegura às famílias a reinserção no mercado de trabalho e o aprendizado de um novo ofício. “Programas que buscam auxiliar às famílias em situação de vulnerabilidade devem ser absorvidos pelas municipalidades. Essas intermediações são fundamentais para assegurar melhores condições de vida para a população”, afirma André do Prado.

O secretário Tadeu Morais informa que vai avaliar o pedido apresentado pela vereadora e fará estudos orçamentários para que o pleito apresentado seja atendido. Ele explica que a Secretaria está comprometida na oferta de programas que viabilizem o desenvolvimento das cidades através da geração de emprego e renda.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.