Deputado André do Prado pede ajuda para a Santa Casa de Salesópolis

O deputado estadual André do Prado (PR), acompanhado o vice-prefeito de Salesópolis, Vanderlon Gomes, do diretor do distrito, Paulo Roberto Faria, do diretor da Santa Casa, Marco Cafaro, e da secretária municipal de saúde, Karen Cristina de Miranda Fonseca Camargo, esteve reunido na manhã desta terça-feira, dia 24 de fevereiro, com o secretário-adjunto da Saúde do Governo do Estado de São Paulo, Wilson Pollara, para apresentar a situação crítica em que se encontra a unidade de saúde da cidade.

André do Prado deixou claro que a situação atual da Santa Casa de Salesópolis está muito grave, principalmente porque ela atende, em sua grande maioria, a população carente do município, cujo reembolso é feito pelo SUS – Sistema Único de Saúde, por meio de uma tabela de valores extremamente defasada. “O SUS reembolsa com valores pífios os atendimentos feitos pelas unidades de saúde. Em alguns casos, o valor é menor do que o de um sanduíche e um refrigerante. Se o Estado não complementar esses valores, as casas de saúde acabarão fechando as portas”, comenta.

SAÚDE SALESÓPOLIS

Coube a secretária de saúde municipal desenhar o quadro em que se encontra a Santa Casa de Salesópolis. “A prefeitura faz a sua parte, por meio dos repasses de recursos. No entanto, o Estado precisa fazer a dele também. Caso isso não ocorra, não sei precisar até quando conseguirá atender aos pacientes”, explica.

Vanderlon Gomes destacou que a cidade de Salesópolis possui recursos limitados, principalmente porque seu principal produto comercial é água. “Talvez, paguemos um preço muito caro por produzir um bem indispensável para a população: água. Torço para que o secretário-adjunto fique sensibilizado com a nossa necessidade atual”, disse.

Entre os meses de março e abril o secretário-adjunto de Saúde do Governo do Estado de São Paulo irá visitar a região com o intuito de estudar as possibilidades de regionalização do atendimento de saúde.

“Classifico a nossa reunião de hoje como bem proveitosa. Não conseguimos tudo o que pedimos, mas conseguimos chamara a atenção dos representantes do Governo quanto às necessidades da nossa população. Fiquei satisfeito que o dr. Wilson Pollara tenha se comprometido a interceder junto ao governador Geraldo Alckmin no sentido de liberar uma ambulância para Salesópolis”, conclui.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.