Deputado André do Prado se reúne com Secretário do Meio Ambiente para tratar sobre a coleta de Lixo do Alto Tietê

O deputado André do Prado (PR) esteve reunido na tarde desta sexta-feira (7), com o secretário do Meio Ambiente, Bruno Covas, para tratar sobre resíduos sólidos e coleta de lixo em duas importantes cidades do Alto Tietê. Atendendo à solicitação do prefeito de Biritiba-Mirim, Carlos Alberto Taino Júnior, e do prefeito eleito de Salesópolis, Rafael Benedito, o deputado apresentou ao secretário a atual situação dos dois municípios. Hoje, as cidades enfrentam sérios problemas de destinação do lixo, pois o aterro sanitário de Biritiba-Mirim mantido com a cidade de Salesópolis atingiu sua capacidade máxima. O parlamentar argumenta que a região cresceu e é preciso apoio dos órgãos do setor para que a população não sofra com essa situação.

“Venho aqui hoje pedir um ajuda às duas cidades, sendo a questão da coleta do lixo muito importante tanto para o poder público, quanto para a sociedade. Precisamos agir rápido, se quisermos preservar o meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas”. O secretário afirmou, porém, que a secretaria de Meio Ambiente apenas licencia as operações e não compete à pasta destinar recursos para a construção de aterros sanitários. “Cabe a Sabesp empreender esse tipo de iniciativa, inclusive, sob orientação do governador, que enxerga no órgão condições técnicas e administrativas para resolver questões dessa natureza”, aponta. Bruno Covas lembra ainda que muitos municípios da região têm recebido recursos por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição, o FECOP, para aquisição de equipamentos, que amenizam a situação das cidades.

De acordo com o secretário Bruno Covas, uma alternativa para a questão do lixo na região seria o consórcio regional de cinco cidades, lideradas por Mogi das Cruzes. Em abril deste ano, as cidades assinaram o protocolo de intenções para a construção da primeira usina pública de tratamento de resíduos sólidos do Estado. Com capacidade inicial para tratar 500 toneladas diárias de lixo, a unidade teria tecnologia para incineração e geração de energia para uso industrial. Para o deputado André, essa iniciativa poderia resolver não apenas os problemas de Biritiba-Mirim e Salesópolis, mas de todo o Alto Tietê.

“Nós estivemos reunidos este ano com a presidente da Sabesp, Dilma Pena, com o vice-governador Guilherme Afif Domingos, e com o secretário de Estado de Saneamento, Edson Giriboni e o processo está bastante encaminhado, creio que em breve teremos uma solução para a questão dos resíduos sólidos da região. Nosso trabalho continua para concretizar as demandas” entende o deputado.

A reunião também serviu para o parlamentar entregar pedidos, por meio de ofício, dos prefeitos de Guararema, Biritiba-Mirim e Igaratá, Márcio Luiz Alvino de Souza, Carlos Alberto Taino Junior e Elzo Elias, respectivamente, que requerem, através do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição, o FECOP, aquisição de equipamentos e veículos para o aterro sanitário municipal, como trator de esteira, caminhão de coleta, retroescavadeira e cortador para poda.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.