Deputado André do Prado vai à Cetesb em busca da permanência da agência ambiental em Barretos

Cetesb-em-Barretos

Em audiência na tarde desta segunda-feira (13), com Otávio Okano, presidente da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – Cetesb, o deputado estadual André do Prado (PR) pediu a permanência da agência da Cetesb em Barretos. Reunindo esforços para que a companhia ambiental permaneça instalada na cidade, o parlamentar agendou a reunião, atendendo ao pedido do vereador barretense Paulo Correa (PR), e destacou a importância de Barretos continuar dispondo do órgão, que já presta atendimento na região há 23 anos.

O vereador Paulo Correa, no entanto, não pode comparecer à audiência devido à sessão ordinária realizada hoje, na Câmara Municipal, mas manteve contato com o deputado André do Prado para subsidiá-lo com informações.

O parlamentar, que vem realizando gestões junto ao governo do Estado, alega que o município de Barretos conta com um número expressivo de habitantes e está localizada numa região estratégica do estado, cujo trabalho na área ambiental se encontra em avançado estágio de desenvolvimento, sobretudo, no que refere ao esforço realizado em conjunto com os demais 16 municípios alcançados pela unidade que presta serviços de fiscalização ambiental.

“Nossa reunião com o presidente da Cetesb serviu justamente para somar esforços em busca da permanência da agência ambiental em Barretos. Alegamos o pedido justificando a importância do desenvolvimento da cidade e que Barretos segue no caminho do progresso, com isso, terão novas demandas que precisam tramitar na Companhia, e sem o órgão instalado na cidade, pode prejudicar a implantação de novas empresas, tendo em vista que o seu objetivo é controlar, fiscalizar e emitir licenciamento de atividades ligadas as questões ambientais. A região de Barretos conta com indústrias e setores importantes, e cresce gradativamente, por isso, é preciso um trabalho concentrado na defesa do meio ambiente”, explica André do Prado.

Segundo o presidente da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, a demanda apresentada pela região está abaixo do esperado, o que obrigou, após estudos feitos pela Cetesb, a manter a unidade no município de Jaboticabal, localizado a cerca de 80km de distância de Barretos.

O deputado André do Prado refutou e transmitiu a informação do vereador Paulo Correa, que se isso acontecer, o prejuízo será sentido pelo município, haja vista que há mais de uma década, Barretos e região vêm realizando um importante trabalho de gestão ambiental.

“A manutenção da agência em Barretos fará com que a cidade e os demais municípios da região se desenvolvam cada vez mais. Solicitamos que analise a proposta de Barretos, que tende a impulsionar cada vez mais sua economia e desenvolvimento. Não pode ocorrer um retrocesso”, destaca.

Diante do exposto, a Cetesb ficou de analisar o pleito e elaborar novos estudos a fim de que uma alternativa possa ser encontrada na tentativa de manter a agência no município.

A unidade de Barretos, que atende outras 16 cidades do entorno, é a única responsável pelo Comitê de Bacia Baixo-Pardo – UGRI 12.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.