25 jul Deputado André do Prado volta a solicitar ao DAEE estudos para construção de contenção no Ribeirão Guararema
O deputado André do Prado, líder do Partido da República na Assembleia Legislativa, voltou a solicitar ajuda do Governo do Estado para realização de estudos hidrológicos no Ribeirão Guararema com a finalidade de construção de obras de contenção de enchentes nos bairros Vila Nogueira e Luis Carlos, em Guararema. O parlamentar tratou deste assunto com o superintendente do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Ricardo Borsari, na manhã desta segunda-feira, 25.
Quando chove em grande intensidade na cabeceira do Ribeirão Guararema, que fica em Mogi das Cruzes, o excesso de água causa inundações nos bairros de Luís Carlos, Dona Nizia e Nogueira. “Nosso objetivo é obter ajuda do Governo do Estado, através do DAEE, que tem expertise nestas situações, a fim de verificar a contenção mais eficaz para evitar que enchentes voltam a assolar os guararemenses”, argumentou.
O Ribeirão Guararema nasce em Mogi das Cruzes, e atravessa os bairros de Luís Carlos e Nogueira, um dos mais adensados e conta com mais de 2.700 habitantes, além disso, está localizado o maior empreendimento social habitacional do município com 408 unidades, que irão abrigar 1.600 pessoas. O Ribeirão tem, aproximadamente, 70 km de extensão, sendo maior parte em território mogiano.
Segundo o deputado, toda a água que cai na cabeceira Ribeirão Guararema e seus afluentes chegam ao bairro Nogueira para desaguar no Rio Paraíba do Sul, no entanto, por uma questão de relevo, quando há um excesso de água, o volume acaba transbordado causando as enchentes.
No dia 2 de maio, o deputado André do Prado esteve com o Borsari para tratar sobre a questão. O superintendente do DAEE se comprometeu em enviar o relatório preparado pela equipe técnica do órgão para a Prefeitura para que, junto com o Governo do Estado, as medidas necessárias sejam tomadas.
Sorry, the comment form is closed at this time.