Deputados André do Prado e Marcio Alvino participam de inauguração de agência do INSS de Biritiba Mirim que deve atender a 4 mil beneficiários da Previdência Social

No local, a população poderá solicitar atendimento para casos de licença-maternidade, pensão por morte, benefício de prestação continuada ao idoso e aposentadoria rural; beneficiários da localidade injetam cerca de R$ 5 milhões à economia

     

Beneficiários da Previdência Social em Biritiba Mirim terão, a partir da próxima segunda-feira (2), uma agência para atendimento mais perto de casa. A nova unidade do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), localizada na Avenida Heitor da Cunha Braga (esquina com a Rua São João) foi inaugurada hoje (29), em cerimônia que contou com as participações dos deputados André do Prado (estadual), Marcio Alvino (federal), Leonardo Gadelha (presidente do INSS) e José Carlos de Oliveira (superintendente regional do INSS/SP, além do prefeito Jarbas Aguiar, entre outras autoridades.

Deputado André discursa durante a inauguração da agência na cidade

Deputado André discursa durante a inauguração da agência na cidade

O deputado André do Prado lembra que a intermediação de Marcio Alvino foi importante para a retomada das obras, paralisadas em 2013, e lembrou do apoio do ex-prefeito Carlos Alberto Taino Junior, o Inho Taino. “Toda esta história começou em 2009. Nós estamos em 2017. São oito anos. Quando o Inho tomou posse como prefeito de Biritiba, o Marcio havia assumido a Prefeitura de Guararema em meu lugar e tinha o sonho de implantar INSS por aqui. Conseguimos uma agenda com o ex-ministro da Previdência, José Pimentel, para tratar deste assunto em Brasília. Isso em 2009. As prefeituras disponibilizaram a área, mas faltava o recurso. O Marcio ainda não era deputado, mas já tinha bom trânsito por Brasília e conseguiu as verbas tanto para a agência de Guararema quanto para a de Biritiba. Em 2011, as obras tiveram início nas duas cidades. Em 2013, os trabalhos aqui foram paralisados. Com o já deputado federal Marcio, fomos atrás de outros ministros da Previdência que passaram posteriormente para falar sobre a importância das agências. Essa história é para saber que houve luta para que esta luta acontecesse”, disse o deputado André.

Antes da nova agência, os beneficiários da Previdência Social de Biritiba Mirim precisavam se deslocar até o posto de Mogi das Cruzes. Segundo o INSS, são quatro mil pessoas que recebem algum tipo de benefício social na cidade, o que injeta cerca de R$ 5 milhões na economia local por mês. O funcionamento da unidade será de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas.

“Este sonho se tornou uma realidade. Ter os terrenos, obter os recursos, fazer as licitações, trabalhar para cumprir os prazos foram etapas superadas. Destaco a participação do José Carlos de Oliveira e do presidente Leonardo Gadelha que ficaram empenhados na realização das obras, que foram retomadas no ano passado após alguns entraves”, comentou o deputado Marcio.

O superintendente afirmou que o novo local facilitará o atendimento às pessoas que precisavam se deslocar para longe de casa. “Estamos falando de quatro mil pessoas num universo de 31 mil habitantes. E isso resolve um problema financeiro municipal porque as pessoas vão receber aqui, logo vão gastar no município. No geral, 2/3 das cidades brasileiras têm economia movimentada apenas após o pagamento dos benefícios sociais”, comentou José Carlos de Oliveira.

“São Paulo é a locomotiva do Brasil e veio daqui boa parte das contribuições ao País. Quando o INSS vem a Biritiba Mirim, inaugurar uma de suas mais novas instalações, é uma forma de retribuir tanto apoio. Se há um DNA parlamentar na entrega desta obra, este DNA é do deputado Marcio Alvino, que se mostrou incansável nesta luta. Estou no cargo há um ano e três meses e ele foi um dos primeiros a me visitar. Ele foi decisivo e claro nos pedidos em favor das comunidades que ele atende. O deputado André do Prado também foi um baluarte deste pedido, um defensor da implantação desta agência”, analisou o presidente Gadelha.

A nova unidade, que tem quatro funcionários neste início de atividade, deve atender também os moradores de Salesópolis. A unidade de Guararema está em fase final de construção.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.