18 maio Deputados André do Prado (Estadual) e Marcio Alvino (Federal) prestigiam a implantação da base do SAMU em Santa Isabel
Santa Isabel passa a contar com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e integra o Consórcio Regional (CRESAMU), composto pelos municípios de Mogi das Cruzes, Guararema, Biritiba Mirim, Salesópolis, Arujá. A cerimônia de implantação da base do Consórcio Regional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Cresamu), na Av. Prefeito José Basílio de Alvarenga, nº 960 – Jardim Monte Serrat (ao lado da UBS I Ilário Dassiê) contou com as presenças da prefeita Fábia Porto, dos deputados André do Prado (Estadual) e Marcio Alvino (Federal), do secretário municipal de Saúde, Clebão do Posto, vereadores e autoridades locais.
Para o deputado André do Prado, este serviço é essencial para disponibilizar aos isabelenses um atendimento rápido e de qualidade aos munícipes. “Quem ganha é sempre a população, que passa a contar com um serviço especializado, que poderá dar um atendimento mais ágil e eficaz. Tenho certeza de que o SAMU, em Santa Isabel, muito no atendimento à população”, completou o parlamentar.
Durante seu mandato na Assembleia Legislativa, recursos para Santa Casa e também para compra de ambulâncias para o município.
O deputado federal Marcio Alvino parabenizou a administração por disponibilizar mais este serviço. “O SAMU tem um trabalho de excelência e tenho certeza que Santa Isabel ganha muito integrando o consórcio formado outras cidades do Alto Tietê”, completou.
A prefeita Fábia Porto informou o Conselho Municipal de Saúde de Santa Isabel, em junho de 2017, aprovou a oficialização do contrato com o Consórcio, que disponibiliza um sistema de atendimento de urgência e emergência referência no País, no valor de R$94 mil por mês. Desde então, a Prefeitura deu continuidade aos procedimentos necessários para a concretização do projeto.
A cidade de Santa Isabel passou a fazer parte do Cresamu em fevereiro de 2018. As chamadas de emergência passaram a ser recebidas pelo 192 na Central de Regulação, sediada em Mogi das Cruzes, e acompanhadas pelos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Com a inclusão do município no Consórcio, os dois hospitais: Santa Casa de Mogi e Luzia de Pinho Melo, tornaram-se referência no atendimento de casos graves.
O Cresamu funciona por meio de um rateio entre as cidades participantes, com um custo total de R$ 1,491 milhão. Os valores são definidos a partir da população.
“Com grande satisfação, implantamos a base do Consórcio Regional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Cresamu) em Santa Isabel. Visando a melhoria na qualidade do atendimento de urgência e emergência no munícipio, os serviços operarão a partir do dia 21 de maio”, explica o Secretário Municipal de Saúde, Cleber Kerchner.
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