Investimentos vão garantir mais água e esgoto tratados na cidade de Santa Branca, confirmam deputado André do Prado e prefeito Adriano

cabecalho sta bca

Em reunião com a presidenta Dilma Pena, foi confirmada a concessão dos serviços de água e tratamento de esgoto do município

A partir de 2014, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) vai iniciar os serviços de água e tratamento de esgoto em Santa Branca. A concessão plena da operação dos próximos anos deve ser assinada em janeiro. A confirmação é do deputado estadual André do Prado (PR) e do prefeito de Santa Branca, Adriano Pereira (PT), que se reuniram com a presidente da Companhia, Dilma Pena. Estavam presentes na reunião o vereador Eder Sena (PR), o vereador Junior Mineiro (PR), o diretor de Sistemas Regionais da empresa, Luiz Paulo de Almeida Neto, e o superintendente da Unidade de Negócios do Vale do Paraíba, Oto Elias Pinto.

Ainda não foi definida a data de assinatura do contrato que transfere a responsabilidade dos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, mas, segundo a prefeitura, isso deve ocorrer ainda neste ano. A expectativa do prefeito Adriano é que todos os detalhes sejam definidos nos próximos dias e assegurou que as negociações com a Sabesp seguem avançadas. Com isso, a Companhia de Saneamento Básico está finalizando um estudo para tomar conhecimento do convênio e contrato a serem firmados pela autarquia, e resolver os pontos burocráticos para operar o sistema de saneamento local. O valor do investimento em saneamento básico (água e esgoto tratado podem chegar a R$ 50 milhões).

“Estivemos reunidos na Companhia de Saneamento Básico, a fim de que nos fosse apresentado um cronograma de ações e plano de investimentos em benefício de Santa Branca. Juntamente com o prefeito Adriano, temos realizado constantes reuniões com representantes da empresa para acertar os últimos detalhes antes de assinar o contrato de concessão para a exploração de serviços no município”, apontou.

Segundo o prefeito, a municipalidade não tem condições orçamentárias e operacionais de permanecer com os serviços de água e esgoto da cidade. “Nosso esgoto não recebe tratamento e precisamos assegurar à população serviços de qualidade, com abastecimento de água seguro e eficiente. Assinaremos, em breve, o contrato com a Sabesp, assegurando serviços de qualidade, com abastecimento de água e esgoto tratado para toda a população. A intermediação está sendo realizada pelo deputado André do Prado”.

O superintendente da Unidade de Negócios do Vale do Paraíba, Oto Elias Pinto salientou que, a partir de agora, é necessário que a prefeitura de Santa Branca efetue as providências burocráticas, demonstrando a disponibilidade para elaborar o convênio com o governo do Estado, e, por fim, o contrato entre a Sabesp e o município de Santa Branca. “Para isso, é preciso ajustar todas as documentações jurídicas, assegurando que o convênio entre Sabesp e a prefeitura de Santa Branca tenha respaldo jurídico necessário para a execução do projeto”, pontuou.

Para o deputado André do Prado, a efetivação do contrato de concessão dos serviços de água e tratamento de esgoto no município de Santa Branca é muito importante e promoverá melhoria no saneamento básico em benefício da população santa-branquense. André do Prado avalia como um salto qualitativo no que se refere à questão dos investimentos em água e tratamento de esgoto no município. “O prefeito Adriano está trabalhando para garantir melhoria na qualidade de vida da população. Os serviços oferecidos pela Companhia de Saneamento Básico do Estado são referência em todos os Municípios que são operados pela Empresa e os investimentos possibilitarão que o prefeito execute todas as melhorias necessárias para garantir abastecimento de água e esgoto tratado”, destaca.

André do Prado afirma ainda que acompanhará in loco as definições sobre a transferência para a Companhia, com o objetivo de oferecer água em maior quantidade e qualidade cada vez melhor aos moradores de Santa Branca.

Nos próximos dias, será realizada uma audiência pública que a estatal terá de promover na cidade para explanar sobre sua atuação no município. O projeto que autoriza a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) a oferecer os serviços de água e tratamento de esgoto na cidade de Santa Branca já foi aprovado pelos vereadores.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.