Maestro João Carlos Martins reconhece atuação de André do Prado na criação de Orquestras pelo Estado

Jo√£o Carlos Martins prestigia camarote da Band antes da largada

O Maestro João Carlos Martins reconheceu, em entrevista, os esforços do deputado André do Prado (PR) no apoio ao seu projeto de criar mil orquestras sinfônicas em todo o Estado de São Paulo. A confirmação foi feita no Programa Canal Livre, da TV Bandeirantes, na noite deste domingo (31), onde o maestro falou sobre sua vida, suas memórias e triunfos.

“Após uma entrevista no Estadão, onde disse ser meu desejo ter mil orquestras em todo o Estado, recebi um telefonema. Do outro lado da linha um ex-feirante, que havia se tornado o deputado estadual André do Prado, e estava disposto a me ajudar a desenvolver esse trabalho”, aponta o maestro.

Desde 2004, o maestro João Carlos Martins comanda a Orquestra Filarmônica Bachiana e, em 2006 criou a Bachiana Jovem SESI-SP, que atende a centenas de jovens e crianças de todas as classes sociais de São Paulo. O objetivo principal é a democratização da música e da cultura do país através da música clássica.

Para o deputado André do Prado, autor da Sessão Solene que prestou homenagem ao Maestro João Carlos Martins na Assembleia Legislativa do Estado, o reconhecimento do Maestro mostra que há espaço para que música possa atuar como mecanismo de desenvolvimento social e cultural de crianças e jovens do Estado de São Paulo. “Entregamos ao maestro um relatório apontando que dos 645 municípios paulistas, ao menos 145 já possuem programas de instrumentos musicais de cordas friccionadas, ou seja, um importante passo já foi dado na criação das mil orquestras, idealizada por Martins. E nosso mandato permanece à disposição do Maestro para que esse trabalho continue avançando”, afirma André do Prado.

O parlamentar destaca o trabalho do Maestro João Carlos junto às comunidades mais carentes por meio da música e do incentivo à prática musical.

“A contribuição do maestro é de um nível muito elevado. Não significa apenas a popularização da música erudita, mas descobrir nas pessoas mais simples o gosto pela música clássica”, classifica do Prado.

André do Prado informa que seu gabinete tem entrado em contato com os municípios do Estado de São Paulo para identificar quais já possuem projetos ligados à oferta de cursos de instrumentos musicais de corda, e repassado essas informações diretamente ao maestro. “Colocamos nosso gabinete para apurar essas informações em todos os municípios e podermos apresentar ao maestro um relatório com nome e telefone dos responsáveis pelos cursos. Tenho certeza que o sonho do maestro, de criar mil orquestras será concretizado em breve”, encerra o deputado.

Tags:
No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.