No Itesp, deputado André do Prado e representantes do Vale do Ribeira discutem projeto para agricultura familiar

O deputado André do Prado, líder do Partido da República na Assembleia Legislativa, foi recebido, hoje (1º de março), pelo diretor executivo do Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), Marco Aurélio Pilla Souza – órgão vinculado a Secretaria de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania – para tratar sobre o andamento do Programa de Apoio à Infraestrutura nos Territórios Rurais – (Proinf) 2013, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), para os municípios de Barra do Turvo, Cananéia, Eldorado, Ilha Comprida, Iporanga, Itaoca, Itapirapuã Paulista, Jacupiranga, Peruíbe e Ribeira. A reunião foi agendada atendendo ao pedido do vice-prefeito de Itaoca, Fred Batista.

O encontro serviu para posicionar os representantes das cidades presentes sobre os problemas relacionados ao pagamento dos recursos do Ministério. Infelizmente, o projeto terá que ser refeito porque as cidades de Ilha Comprida, Itapirapuã Paulista, Peruíbe e Ribeira não são atendidas pelo Itesp, por não possuírem comunidades quilombolas, o que impede o repasse dos recursos federais.  “Quando consultamos nosso departamento jurídico, foi constatado este impedimento”, argumentou Marco Aurélio Pilla Souza.

O deputado André do Prado aproveitou o encontro para se colocar à disposição do Itesp e dos municípios envolvidos no projeto para agendar uma reunião junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário para encontrar uma solução. “Estou comprometido em auxiliar na resolução desta questão para que esta iniciativa possa ser desenvolvida, auxiliando no desenvolvimento da agricultura familiar, tão importante para o Vale do Ribeira”, comentou.

A reunião teve um caráter mais técnico, com a finalidade de dar sequência ao Proinf de 2013. Os agentes do Itesp explicaram que o processo sofreu uma demora porque foi preciso reunir a documentação de todos os municípios envolvidos. O objetivo do encontro foi buscar uma solução ou uma alternativa para que todas as cidades envolvidas na iniciativa possam ser contempladas.

O vice-prefeito de Itaoca, Fred Batista, agradeceu a presença do deputado André do Prado na reunião e pediu sua intermediação junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário para resolver esta questão. “Este projeto é muito importante para que possamos ampliar e dar o suporte necessário para a agricultura familiar em nossa região, que emprega e gera renda para os municípios do Vale do Ribeira”, ressaltou.

Participaram da reunião: o prefeito de Itaoca, Valmir da Silva e os secretários municipais: Quischiline Shimi (Cananéia), André Sanches (assessor jurídico Cananéia), Gilmar Silva (Itapirapuã Paulista), Eduardo Amaral (Ribeira), Orlando Walter (diretor de Peruíbe) e os representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário, os engenheiros: Márcia Schmidt e Guilherme Fracarolli.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.