Presidente da Alesp prestigia premiação do Programa Município VerdeAzul

O presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), deputado estadual André do Prado, esteve presente nesta terça-feira (19/12) na Premiação do Programa Município VerdeAzul – Ciclo 2023, que reconhece as melhores práticas ambientais dos municípios paulistas. O evento, realizado no Palácio dos Bandeirantes, contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas e da secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende.

O programa, coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, visa estimular e capacitar as prefeituras a implementarem e desenvolverem uma agenda ambiental estratégica, que contribua para a qualidade de vida da população e a preservação dos recursos naturais. O programa avalia os municípios em dez diretivas: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

O deputado André do Prado parabenizou os municípios premiados, que se destacaram em cinco categorias, de acordo com o número de habitantes. Eles são exemplos de gestão ambiental eficiente e comprometida com o desenvolvimento sustentável. São eles:

  • Gastão Vidigal (Grupo 1 – até 9.999 habitantes) – 95 pontos
  • Guararema (Grupo 2 – de 10.000 a 49.999 habitantes) – 99 pontos
  • Louveira (Grupo 3 – de 50.000 a 99.999 habitantes) – 96 pontos
  • Americana (Grupo 4 – de 100.000 a 499.999 habitantes) – 100 pontos
  • Sorocaba (Grupo 5 – acima de 500.000 habitantes) – 87 pontos

“Eu Parabenizo os municípios que receberam o selo Município VerdeAzul, que é um reconhecimento pelo trabalho que eles vêm realizando em prol do meio ambiente e da sustentabilidade. Esses municípios são referências para todo o Estado e para o País, pois demonstram que é possível conciliar o crescimento econômico com a conservação dos recursos naturais e a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, disse o deputado André do Prado.

Além da premiação, o presidente da Alesp também acompanhou a assinatura de autorizo para contrato do Fehidro, que vai beneficiar diversos municípios com obras de saneamento básico, drenagem, controle de perdas de água e educação ambiental. Foram liberados R$ 301,4 milhões em recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.